segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Churrasco é sempre bom!


Não existe uma formula pronta que agrade a todos os paladares, um bom churrasco começa com uma carne de qualidade, um bom tempero e um fogo farto.
Prefira carnes frescas, se a única opção for as congeladas, deixe descongelar em temperatura ambiente por  12 horas. Esqueça um pouco as dietas e os chatos e evite comprar só carnes magras. Evite a gordura amarela escura, normalmente é de animal velho e neste caso a carne é dura.
No caso de costelas, osso chato e grande normalmente é de animal mais velho enquanto que os ossos pequenos e arredondados são animais novos. As costelas preferencialmente devem ter tiras de 8 a 10 cm de largura. No caso das carnes, o corte deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras.
Se salgar a carne muito antes de ser colocada para assar ela fica dura e seca, o ideal é levá-la ao fogo sem tempero para pegar um pouco de cor e calor depois tire e espalhe sal grosso ou médio por toda a carne.
A vantagem de usar o sal grosso é que ele nunca salga demais a carne, mesmo em doses exageradas, e, ao contato com o fogo, forma uma camada protetora, que impede que o assado queime. O sal fino costuma deixar a carne mais hidratada. É preciso tomar cuidado, pois o sal fino penetra com mais facilidade na carne, podendo salgá-la demais. Quem preferir pode também fazer o seu próprio tempero, a base de ervas, alho, cebola, limão e outros.
Para conservar aquela gordurinha que muita gente adora é interessante colocar o lado mais magro virado para o fogo enquanto que as carnes com osso devem ser colocadas com a parte da carne para cima, pois o osso virado para baixo é um bom combustível para a manutenção do fogo.
Ao contrário do que muita gente faz, evite jogar água para impedir a formação de labaredas, o ponto ideal do fogo é quando se forma uma camada de cinza sobre o braseiro. Cuide para que a labareda não toque a carne, evite ficar mexendo no fogo, se possível mexa nos espetos, abaixando ou levantando.
Quando precisar acrescentar carvão não vire o saco direto sobre o braseiro, evitando assim que pó e brasa se levantem. Pegue pedaços com a mão e vá colocando ontem for necessário.  
Para calcular a quantidade de carne, é necessário duas informações: o tipo de carne e o cardápio a ser servido e as características dos convidados – homens, mulheres e crianças –
Uma média grosseira pode ser feita da seguinte maneira: 300 a 400g para cada homem e 200 a 350g para cada mulher.
Podemos usar estas medidas para todos tipos de churrasco, exceto naqueles em que exista muita quantidade de osso.

Carnes como filé, picanha, contrafilé são carnes caras e podem ser misturadas com carnes mais baratas que, servidas com um bom acompanhamento, fazem do churrasco um sucesso!

Lembrando que se o acompanhamento for de boa variedade 250g são quase suficientes.

Uma técnica que também pode ser utilizada em caso de dúvida é preparar um espeto extra, de lombo de porco ou sobrecoxa ou coxinha da asa de frango.




 O Mapa do boi
 
Carnes utilizadas:

Boi:  Alcatra, Ponta de alcatra, Filé, Contrafilé, Cupim, Fraldinha, Picanha, Maminha e Costela;
Porco: Lombo, Pernil, Paleta, Costeleta e Linguiça.
Aves: Coxa, Sobre-coxa e asas e fígado.
Ovinos: Costela, Paleta e Pernil.
Acompanhamentos: Salada, Pão, Linguiça, Farofa e Vinagrete.

 




Receita



Acém Quero Mais

(Programa mais você -Ana Maria Braga)

Ingredientes:

2 kg de miolo de acém em peça

200 gr de bacon cortado em palito

1 pacote de creme de cebola (em pó com 68 gr)

2 colheres (sopa rasa) de sal grosso

Modo de preparo:

Com uma faca de lâmina fina e bem afiada faça alguns furos na peça de 2 kg de miolo de acém e preencha estes furos com palitos de bacon (200 g)
Em seguida tempere-a com 1 pacote de creme de cebola (em pó com 68 g) e 2 colheres (sopa rasas) de sal grosso e embrulhe a carne em papel celofane para churrasco (5 voltas)
Numa assadeira coloque a carne e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 2 horas ou até que a carne esteja macia
DICA: na churrasqueira deixe a uma distância de 50 cm do braseiro forte
Com muito cuidado para não se queimar com o vapor que se formou dentro do celofane, retire a carne, corte em fatias e sirva em seguida bem quente.

Informações Adicionais
Se quiser fazer com papel alumínio coloque no forno a 200 graus por 2 horas, retire o papel alumínio e volte mais 30 minutos ao forno para dourar.
Rendimento: 8 porções

Texto produzido por Zezito Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário